Série: Stellium - Livro 01
Autora: Thaísa Lixa
Editora: Chiado
Número de Páginas: 526
Ano: 2016
Minha Avaliação: ♥ ♥ ♥ ♥
Skoob: Adicione
Onde comprar:
"Ela gostava de sua aparência, era vaidosa e sentia-se bem em ser bonita, mas do que adiantava aquilo tudo se ninguém gostava dela? Trocaria seu corpo, cabelos e olhos por uma vida normal facilmente, gostaria de saber qual era a sensação de poder andar na rua e ninguém lhe olhar feio, não sofrer bullying na escola e ser vista como um ser decente."
Finalmente vou resenhar esse livro pra vocês! E quando digo finalmente é porque só agora pude terminá-lo! E não foi porque eu não tenha gostado do livro, pelo contrário. Firmamos parceria com a autora ano passado; o livro demorou alguns meses para chegar em minhas mãos, e quando finalmente chegou no fim do ano passado, eu ainda tive que parar a leitura para dar conta de outras - algumas parcerias também. Só agora pude resenhar, vai desculpando aí, Thaísa!
Mas chega de delongas, vamos a história de Lilith! Confira a sinopse de Oposição, primeiro volume da série Stellium da escritora Thaísa Lixa:
Sinopse: Em uma dimensão chamada Constelação, são os supremos Deuses do Inferno que controlam e ditam as regras da sociedade, amedrontando os humanos e os deixando dóceis perante seus poderes nessa e em todas as outras dimensões que existem pelo o universo. Entretanto, por conta de uma traição, o Deus principal e líder, Ahriman, decretou uma lei que jamais poderia ser quebrada: Ele definiu que as diversidades genéticas não existiriam; o que faria a população ter uma aparência padronizada de olhos e cabelo castanho-escuros ou negros.
E assim era, até o nascimento da jovem Lilith, uma menina de cabelo loiro e olhos azuis, acompanhada de uma beleza estonteante e que atraía olhares de todos à sua volta, por sua singularidade e magnetismo pessoal. Tratada desde perfeição até aberração pelas pessoas de seu mundo, Lilith tenta sobreviver em meio a tanta gente intolerante. De uma coisa ela não tinha dúvida: havia sido amaldiçoada. Só mesmo este fato explicaria o motivo de ter nascido com a aparência proibida e de ter macabros pesadelos todas as vezes que dormia.
Lilith pensava isso consigo mesma, não tendo a real dimensão do quanto suas suposições eram verdadeiras.
O livro começa com a lenda de Beherit, o deus do Inferno. Sua maior diversão era torturar seres humanos e nada lhe dava mais prazer do que escutar os gritos dos pecadores e ver seus órgãos sendo arrancados ainda em vida. Até que um dia, Beherit se cansou de toda essa rotina. E decidiu dividir-se em várias almas; todas seriam Ele no fim das contas. Dessa divisão surgiram cinco deuses que passaram a controlar as dimensões existentes, dentre eles Ahriman, o mais poderoso de todos. Certa vez, Ahriman resolveu decretar uma regra às condições genéticas dos humanos: todos deveriam nascer com olhos e cabelos negros. Quem "burlasse" essa lei seria condenado.
Eis que surge Lilith, uma garota com justamente as características indesejadas. Ainda criança, Lilith conhece os horrores da discriminação. Por onde passava era apontada e analisada, por ter uma aparência diferente do usual: ela era loira de olhos azuis, enquanto que o resto da população possuía cabelos e olhos escuros. Um certo dia, Lilith escuta uma conversa de sua mãe sobre os Deuses e começa a ter pesadelos terríveis com eles. Após ir a uma médica, consegue um remédio que ela deve tomar para toda a vida, que evita os horríveis sonhos, mesmo que não os exclua completamente.
Já adolescente, Lilith desenvolveu um corpo escultural, afinal era apaixonada por balé desde criança. Todas as vezes que os Deuses convocavam uma reunião no mundo dos humanos, ela precisava esconder seus cabelos, pois poderia ser a próxima a ser levada para o inferno. Sua irmã mais velha, Alice, cuida da mais nova com unhas e dentes. Sempre que Lilith precisa, Alice está lá para acolhê-la. Num dia de chuva, Lilith fica doente e, em delírio, acaba saindo de casa meio sonâmbula. Alice segue a irmã com medo de que algo ruim possa lhe acontecer, já que era dia de reunião com os Deuses. Depois de muito andar, Lilith e Alice acabam chegando à praça onde aconteceu a reunião, e ocorre o que elas menos esperavam: as duas vão parar em outra dimensão, a dimensão dos Demnos.
Demnos são seres mais fortes e poderosos que os humanos, e inclusive se alimentam dos mesmos. Nesta dimensão, os demnos escravizam humanos, que além de lhe servir de alimento, fazem todo o trabalho pesado. A depender do demno, ainda sofrem torturas. É nessa dimensão que Lilith vai conhecer Seth, um demno que despreza todos os humanos, e até mesmo outros demnos que não seguem seus instintos - com exceção de Nathan, seu melhor amigo, que é justamente humano. Os dois inclusive, carregam muitos segredos. É de se esperar então que Seth odeie Lilith, que além de humana, carrega as características físicas que foram banidas. Porém os três, Seth, Nathan e Lilith, acabam percebendo que existe uma atração física entre eles. Atração essa que pode ajudar a explicar a história de Lilith.
Eu gostei bastante de Oposição e achei o final surpreendente! É de cair o queixo, pode acreditar! O final deixa algumas coisas em aberto que espera-se que sejam explicados nos próximos livros, óbvio. O que não curti muito da história foi a ingenuidade de Lilith, teve horas que eu achei que ela fosse "besta" demais rsrs. Também achei que algumas partes do livro poderiam ser cortadas que não fariam diferença, mas no mais o livro é muito bom. A história é bem original, pois une um universo fantasioso à nossa realidade. Quem já imaginou uma história onde seres que bebem sangue e escravizam humanos também jogam videogame, possuem celular, desenham roupas da moda e assistem jogo de futebol numa TV de plasma? Uma história onde humanos se desesperam com deuses poderosos e infernais, mas pera aí, vamos ligar o ar condicionado pois está fazendo calor? Pois Thaísa conseguiu, e eu achei isso fabuloso! A história ainda conta com a presença de outros personagens secundários, mas importantes, como as demnos Evelyn e Isabelle e os demnos Daniel, Collet e Brunott, mas vou deixar suas características para vocês descobrirem lendo.
A história de Oposição também mescla um pouco os signos do zodíaco. As personalidades dos personagens são justificada por seus signos, e é um prato cheio para quem gosta de astrologia, ou até para quem queira saber um pouco mais sobre essa ciência. Bem surpreendente, Thaísa está de parabéns com seu primeiro livro publicado! A edição também é linda, o que é essa capa minha gente? Apaixonante, parabéns também para a editora portuguesa Chiado! Já quero a continuação! Boa leitura!
Links:
Oi Mariana,o livro parece ser mesmo interessante. Justamente por contar com uma história diferente.
ResponderExcluirÉ como se houvesse várias dimensões...
E realmente a capa está linda!
E com certeza adoraria ler.
Oi Mariana
ResponderExcluirPrimeiramente que capa maravilhosa!! Achei a temática desse livro bem diferente. Porém achei muita informação talvez eu ficasse um pouco confusa kkk
Beijos
Parabéns pela resenha Mari e por me deixar curiosa com o tal final 'surpreendente' rsrs
ResponderExcluirVou adicionar as leituras futuras pq por agr to tentando colocar em dia meus DS e os livros de HP haushuahuahu
Que capa incrível, achei simplesmente maravilhosa
ResponderExcluirSobre a resenha, gostei bastante dessa coisa deus do Inferno, e também fiquei bastante curiosa em relação Lilith, por ser jovem e já ter visto tanta coisa. Enfim, espero muito ler algum dia essa litura nacional
Mariana, não conhecia o livro mas estou encantada com a história, ela é completamente fantástica, além de ser de uma autora nacional, o enredo em si é bastante atraente.
ResponderExcluirGostei bastante dessa mistura mística com humana, deu uma pegada incrível ao livro, e fiquei curiosa pela Lilith, com certeza tem algo por trás dessa história.