15/08/2017

Livro: Deuses Americanos

Título: Deuses Americanos
Autor(a): Neil Gaiman
Editora: Intrínseca
Ano: 2016
Número de Páginas: 576
Skoob: Adicione
Minha Avaliação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
Onde Comprar:

" - Vem ai uma tempestade - Comentou Sam.
- Parece que sim - disse Shadow - Talvez neve logo.
- Não esse tipo de tempestade. Uma tempestade maior do que essa que está vindo. Estou dizendo, garoto, você vai estar melhor aqui do que lá fora, na rua, quando a grande tempestade chegar."

Muita gente veio a conhecer essa obra maravilhosa do Gaiman após a série de Tv produzida pela Starz, o que não é ruim, mas a série encerrou seguindo por uma outra bifurcação da história, e as mudanças realizadas para a adaptação podem não ter agradado tanto assim aos leitores; bem como, quem fez o processo inverso (da série para o livro) pode não gostar do original. Mas o fato é que "deuses são reais, se acredita neles".

Nosso personagem principal, o Shadow Moon, está preso. E, poucos dias antes de ser solto, recebe a notícia que será liberado antes, mas o que poderia ser um momento de alegria, torna-se em seu pequeno inferno pessoal: sua esposa Laura está morta. Assim, Shadow sai da prisão sem esposa, sem emprego, sem uma esperança para o futuro e sem nenhuma fé.
No caminho para o funeral de sua esposa, ele conhece um senhor muito excêntrico que intitula-se Wednesday (na tradução, seria Quarta-Feira). Ele convida Shadow para trabalhar com ele, sendo seu homem. Algo como um faz-tudo meio segurança. A princípio, Shadow não topa, mas ao descobrir as nuances que envolveram a morte de Laura, e, ao constatar que não tinha nada para fazer da vida, ele segue com Wednesday em uma viagem pelos Estados Unidos, aonde ele encontra pessoas estranhas.
Essas pessoas acabam se revelando deuses antigos, e Shadow se vê no meio de de uma guerra entre os deuses antigos e os novos deuses. No quesito novos deuses é onde Gaiman tece suas críticas mais geniais sobre nosso modo de vida atual, sobre a idolatria que possuímos pela tecnologia, carros, mídia e por ai vai.

" Eu sou a caixa de idiotas. Sou a TV. Eu sou o olho que vê tudo e sou o mundo do raio catódico. Eu sou o tubo dos tolos...o pequeno altar na frente do qual a família se reúne para adorar.."

A estrada por onde Gaiman nos leva é grande, e cheia de curvas, mas vale cada segundo de viagem. No começo da trama, me senti bem Shadow: "Que porcaria é que ta rolando aqui". E quando finalizei a leitura eu fiquei bem "Não esperava isso vindo". Amo a forma como o autor vai nos conduzindo, e mostrando as pequenas peças de um grande quebra-cabeça. É uma leitura longa, e a princípio pode soar bem confusa, mas que definitivamente vale a pena.



2 comentários:

  1. Fiquei curiosa com esse novo trabalho do Shadow. Bem,ele se envolve com deuses...Deuses novos e antigos, tudo bem diferente!
    Fiquei confusa com a história por não estar habituada com esse gênero. E nunca li nenhum livro do seu autor favorito.

    Mas quero conhecer esses deuses americanos menina!!!! 😱

    Eu espero poder ter essa opirtunidade de ler em breve.

    Abraços. :)

    ResponderExcluir
  2. Até hoje só um livro do Neil Gaiman, que foi Coraline, gostei bastante do livro e quero muito ler outros livros do autor, não costumo ler livros que envolvam deuses ou outros tipos de crenças, então acho que esse seria um ótimo livro para eu ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Nos diga o que achou:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...