22/08/2017

Livro: Na Escuridão da Noite

Título: Na Escuridão da Noite
Autor: Marcio Neri
Editora: Pendragon
Ano: 2017
Número de Páginas: 154
Minha Avaliação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
Skoob: Adicione
Onde Comprar: 

"E por um tempo incontável permaneci entre o desperto e o adormecido, entre a lucidez e o sonho. E uma voz que não parava de me questionar:
- O que você faz em trevas tão profundas?"

Desde criança eu sou fascinada pelo sobrenatural. Quando minha mãe trabalhou na biblioteca aqui da cidade, eu sempre ia lá fazer as atividades da escola e depois ficava até a hora dela sair lendo os mesmos livrinhos de lendas brasileiras. O lobisomem e a mula-sem-cabeça eram o que me davam mais medo, mas adorava ler e reler sobre o Boitatá, Boiuna, Curupira, Iara, o Boto, O Negrinho do Pastoreio e tantos outros...

Aí o amigo Marcio chegou para mim no ano passado e pediu mais ou menos assim: "dá uma lida nessa coleção de contos que eu escrevi aqui, que tem por base as lendas do Brasil, e me diz tua opinião?". Eu nem pensei duas vezes, claro (e ainda ganhei um livro por isso rsrs). Li os contos de madrugada e para vocês terem noção, fiquei morta de medo de ir ao banheiro tarde da noite! Tudo porque o livro de Marcio mexe bastante com a nossa imaginação e nosso psicológico.

"Não sabemos ao certo o que coexiste conosco. Supomos, através de nossa vã concepção do possível e do real, do material e do biológico, do físico e do químico, aquilo que provavelmente pode nos ocorrer em cada instância de nossa insignificante existência. Mas ignoramos aquilo que não entendemos, e acima de tudo, tememos, pelo simples medo de não poder controlar ou de perecer perante o indescritível." p. 133 -  A Lenda de Boiuna

Na Escuridão da Noite é uma coletânea de contos de terror baseados nas lendas do folclore brasileiro. Os contos narram relatos de encontros sobrenaturais em diversos estados do Brasil, e que nos levam a crer que existe algo ainda maior espreitando lá fora na escuridão da noite. Inspirado em seu autor favorito, H.P. Lovecraft, Marcio Neri nos traz uma escrita completamente diferente de seu primeiro livro, O Assassino dos Números (romance policial); assim como Lovecraft, Marcio incutiu em seus contos aquele "terror cósmico" que nos deixa com os cabelos em pé, imaginando se realmente existe algo a mais nas trevas só esperando a melhor hora pra acabar com a humanidade. Os contos do livro possuem uma ligação, uma lenda maior e mais pavorosa por trás, no melhor estilo daquela frase de Shakespeare, "há mais coisas entre o céu e a Terra do que supõe nossa vã filosofia".

"Não sei de onde são, sei que estão aqui há tanto tempo que nem o tempo se lembra, e agora espreitam a era dos homens. Estão em cada canto da Terra, e são chamados de lendas. Que assim permaneçam, pois aquilo que vive na escuridão não gosta de se revelar. E pelos campos escuros, nas noites mais assombrosa, eles caminham pelos vales sucumbindo os desavisados." p. 78 - A Casa da Velha

Já no começo nos deparamos com O Manuscrito Proibido, um papiro encontrado pelos portugueses nas florestas do sul da Bahia, que profetiza o fim da era dos homens e o início da era dos Titãs. Daí nos deparamos com contos como Nas Entranhas da Floresta, O Medo do Escuro, Do Fundo do Mar, A Casa da Velha, O Bicho D'água, O Paciente 1.4.0., A Trilha de Sangue, entre outros. Só para constar, o autor revelou que alguns desses contos se baseiam também em relatos "reais", de gente que diz ter dado de cara com "o horror, o horror". De cidades de Pernambuco e Paraíba, onde assassinatos inexplicáveis e atribuídos a lobisomens ocorreram. Cidades de Minas Gerais, onde gente diz ter sido atacada por monstros aquáticos e até recompensa foi estipulada pra quem o capturasse. Quando o terror é "baseado em fatos reais", as pernas chega tremem...

"No interior de uma mata, no alto de uma montanha ou no fundo do mar; terrores ancestrais nos espreitam e nos vigiam dia e noite." - contra-capa

Os contos tem uma narrativa bem fluida, mesmo que varie de primeira para terceira pessoa, e te faz querer mais ao fim de cada um deles. Eu fiz questão de reler o livro depois de lançado e devo dar os parabéns ao escritor e à editora. A edição ficou ótima, só encontrei um erro de digitação, se teve mais nem percebi, mas acho que não. Quanto à capa, continuo preferindo a versão preta e branca (sorry Marcio rs). A imaginação trabalha a todo vapor quando você lê Na Escuridão da Noite, foi uma experiência única, eu não sei nem mais o que falar sobre a escrita de Marcio nesse livro, foi tudo tão bom, só posso favoritar e recomendar. Vocês sabem o que é ansiar que seu amigo publique uma história dele que você já leu só pra poder ler de novo? Pois.

Eu preciso dar os parabéns a ele novamente por valorizar o nosso folclore e nossas lendas, tão ricas e variadas. Foi como voltar aos livros que citei antes, e que devorava na infância - com um horror mais adulto, claro. Somente o último conto não tem conexão com os outros, mas como o próprio escreveu no posfácio, "até então". Vai que no futuro tenha? Eu só acho que Marcio já devia preparar uma espécie de "continuação", outra coletânea de contos que tragam alguma ligação com esses primeiros, só acho, vou amar rsrs... Boa leitura!

"O que você faz em trevas tão profundas?" p.33 - O Medo do Escuro


2 comentários:

  1. Mariana,também sempre fui ligada no sobrenatural. No meu caso,ouvia os "causos" do meu avô. Ele morava no interior e não havia luz elétrica. E contava muitas histórias,que segundo ele eram verdadeiras.

    E o que dizer desses contos baseados em nosso folclore?
    Sensacional!!!!!

    E quando nos causa muito medo,é um sinal de que o autor acertou em cheio.

    Parabéns para o Marcio Neri,pelas ótimas histórias. E parabéns à você,pela resenha verdadeira. :)

    Pretendo ler!

    ResponderExcluir
  2. Também adoro o sobrenatural, mas minha paixão começou pelas séries, lembro que quanto tinha mais ou menos 9 anos, assistia Supernatural no SBT com a minha mãe e desde aquele momento fiquei fascinada por esse gênero, com livros ainda tenho uma certa resistência, não costumo ler histórias de terror, mas se o que você disse na resenha é o que realmente sentimos ao ler Na escuridão da noite, então acho que ele será um ótimo candidato para ser lido, ainda mais por ele ser em forma de contos, que é uma coisa que adoro, enfim, com certeza já está na minha wishlist.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Nos diga o que achou:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...