Livro: Memórias de um Sargento de Milícias
Autor: Manuel Antônio de Almeida
Editora: -
Ano: 1854
Número de Páginas: 282
Este livro foi publicado originalmente em folhetins no Correio Mercantil do Rio de Janeiro, entre os anos de 1852 e 1853, de forma anonima. Quando foi publicado no formato de livro, em 1854, no lugar do nome do autor continha Um Brasileiro. O nome do autor só foi aparecer na terceira edição do livro, em 1963 e foi uma publicação póstuma.
Leonardo e Maria partiram de Lisboa tendo como destino o Rio de Janeiro, no navio se apaixonaram, logo em seguida casaram e tiveram um filho chamado Leonardo. Com o passar do tempo, Maria começou a trair o marido, que quando descobriu, deu uma surra na esposa, e ela acabou fugindo com seu amante. Leonardo, então foi embora e abandonou o filho.
Leonardinho, filho de Leonardo, foi então adotado por seu padrinho, um barbeiro, que passou a estimar muito o menino. Planejou fazê-lo padre, ensinou ele a escrever e a ler, bem precariamente, e depois o encaminhou à escola. Porém o menino era incrivelmente travesso, e não passava um dia sem apanhar na escola com a palmatória do mestre. Quando tornou-se rapaz, Leonardinho levava uma vida de vadio. Ele e seu padrinho passaram a frequentar a casa de D. Maria, que tinha uma sobrinha, Luisinha, por quem Leonardo apaixonou-se.
Tempo depois, o padrinho morreu e Leonardo foi viver com seu pai que, depois de muito lutar por uma cigana, acabou casado com a filha da comadre. Leonardinho não se dava muito bem com sua madrasta, então, em um dia após visitar D. Maria e não ver Luisinha, se envolveu novamente em uma briga com a madrasta, e seu pai a defendeu e o ameaçou com uma espada. Leonardo fugiu para a rua.
Depois de muito andar pela rua, sem direção certa, encontrou-se com Tomás e mais uns amigos, dentre eles Vidinha, por quem apaixonou-se. Leonardinho então foi viver na casa deles, onde viviam duas senhoras irmãs, uma era mãe de três moças e outra, mãe de três rapazes. Uma das moças era namorada de Tomás e Vidinha era a paixão de dois dos rapazes. Como essa se mostrava mais interessada em Leonardo, os dois primos armaram contra ele que acabou preso pelo major Vidigal, homem muito temido. Mas antes de chegar à cadeia, o rapaz fugiu.
Muitas coisas ocorrem a partir daí. É um dos grandes livros da literatura nacional. Não é um de meus favoritos, porém é uma leitura interessante, visto que, este é um romance diferente dos outros por não focar na aristocracia e sim no dia a dia da classe média e baixa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Nos diga o que achou: