01/04/2016

Livro: Diário do Diabo

Título: Diário do Diabo
Autor: Nicholas D. Satan
Transcrito por: Professor M.J. Weeks
Editora: Geração Editorial
Ano de Publicação: 2009
Número de Páginas: 160
Minha Avaliação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
Skoob: Adicione

"Ele já está um passo à frente: começou hoje cedo, antes que eu estivesse pronto, e criou a luz. Eu retaliei criando a escuridão, mas isso levou quase o dia todo, e eu precisei parar porque não enxergava nem a ponta do nariz. (...) Deus tem um dia de descanso e põe-se a admirar Sua obra. Eu aproveito a chance para dar uma boa olhada ao redor e ver onde eu posso estabelecer meu negócio."

Antes que alguns desavisados comecem a entoar os versos do exorcismo ou os belíssimos "sai desse corpo que não te pertence" e "ta repreendido em nome de Jesus", ou me chamar de "ateia satânica" (até hoje não consigo entender como seria um ateu satânico), eu sou cristã católica e esta é uma obra de ficção. Qualquer semelhança com a realidade, é porque a carapuça serviu, digo, é mera coincidência. Obrigada, de nada.

Há tempos eu desejava esse livro. Muito tempo mesmo, anos! A primeira vez que nossos destinos se cruzaram foi numa livraria e na época eu era dependente e não assalariada, então você já imagina o desfecho desse dia. Anos depois, chegaram a me dar de presente, mas estava "sob encomenda" na Saraiva, e essa encomenda nunca chegou. Só consegui recentemente este ano, através de um sebo no Estante Virtual (adoro encontrar raridades por lá). Soltei fogos de artifício por isso sqn! Agora que eu já babei demais e contei minha história, vamos falar sobre os manuscritos mais íntimos do Anjo Caído.

Segundo o professor M. J. Weeks, o Diário do Diabo foi parar em suas mãos durante o inverno de 2007-08, num encontro casual com o agente do autor. Depois de alguns encontros e um acordo aparentemente satisfatório e surpreendentemente rápido (e provavelmente cheio de letrinhas miúdas), o professor foi autorizado a transcrever e publicar uma cópia dos escritos do próprio Senhor das Trevas. A localização dos manuscritos originais permanece em segredo absoluto. 

Pois bem, Satanzinho encadernou seu diário em cinco volumes, de acordo com as cinco épocas de seu reinado. O primeiro volume possui uma datação confusa, já que os primeiros registros aconteceram quando Deus ainda nem tinha criado a Sua obra, não existia o tempo ainda. Após a criação do mundo, os escritos estão datados a partir do ano Zero. Depois de algumas revisões, alguns anos foram corrigidos para constar as sigla a.C. (que aqui quer dizer "antes da Catástrofe", em referência a Era Cristã rs). A partir do volume II começa com a sigla d.C. (depois da Catástrofe) e logo muda para a datação padrão, o calendário gregoriano que usamos até hoje. 

Neste belíssimo exemplar encadernado em couro com as páginas de pergaminho de corte dourado (algumas sofreram danos causados pelo fogo do inferno e por sua extrema velhice) conhecemos desde a época em que Tio Lu era uma arcanjo-assistente do CEO (Consumada e Eterna Onisciência - Deus), e resolveu manter um registro detalhado de sua carreira. Vemos sua queda do paraíso, após várias tentativas sem sucesso de impressionar o Chefe, a sua contribuição nada agradável para a criação do mundo, o surgimento de sua empresa, Satancorpe, e a inauguração do seu novo escritório, sua participação na expulsão de Adão e Eva do Paraíso, sua paixonite por sua esposa Lilit e o nascimento dos gêmeos Íncubo e Súcuba, sua viagem para a Babilônia, onde conhece sua concubina, a Prostituta da Babilônia.

"Ainda bem que todo aquele sentimentalismo piegas com a Lilit acabou. Deve ter sido algo que eu comi. (Lili não deve nunca saber disto, do contrário tornará minha vida um inferno.)"

Vemos também seu Departamento Legal criar algumas emendas para os Dez Mandamentos, como não deixar que descubram que cometeste adultério, assegurar que o seguro de vida e os testamentos estejam atualizados para honrar pai e mãe e  fazer economia com a verdade. Vemos o  nascimento de Cristo e sua tentativa frustrada de persuadi-lo, sua participação na Igreja Católica e na proliferação da Peste Negra durante a Idade Média, sua contribuição para o pensamento iluminista e anti-criacionista, sua participação nos lucros e nas consequências da escravidão, da Revolução Industrial, sua ideia lucrativa para a Lei Seca no século XX, como contribuiu para quebrar Wall Street e criar a Grande Depressão, a Guerra Fria, o Terrorismo. Enfim, onde tem Pré- História e História, ele está lá. O Sete-Pele não poupa ninguém, nem Bill Clinton, Celine Dion, Bush e o atual presidente dos EUA, Barack Obama.

Eu amei cada página. O sarcasmo e bom humor são bem evidentes e o professor M.J. Weeks fez muito bem em vender sua alma, digo, assinar o contrato e publicar essa obra. Abaixo vou deixar algumas imagens para você babar junto comigo, como a Geração Editorial foi bem detalhista com esse Diário: capa dura que lembra couro envelhecido, páginas grossas e bem plastificadas, realmente com o corte dourado, gravuras e ilustrações e até os dados pessoais do Presidente, Diretor Presidente, Fundador e Presidente do Conselho da Satancorpe (inclusive tem o telefone comercial para contato, se você estiver precisando, a ligação é gratuita). Até uma cópia do contrato oferecido pelo Tinhoso àqueles que o procuram veio na edição, informando os prazeres mundanos da carne e sua porção devida dos sete pecados (e claro, as letras miúdas onde informam a quantia exigida pelos serviços oferecidos).

Nem preciso dizer que recomendo. Agora se você procura para comprar, vai ser difícil meu amigo, olhe no sebo pra ver se encontra ainda. O meu exemplar não está a venda, pode esquecer. Boa leitura!

Algumas imagens (clique nelas para uma melhor visualização):















4 comentários:

  1. Oi, Mariana!
    Eu também sou cristã católica, mas nem por isso eu deixo de ler livros no estilo desse.
    Eu não conhecia a história, mas agora já quero porque fiquei encantada com a diagramação e ilustrações. Até imagino quando esse livro chegar lá em casa e a reação da minha mãe hahahha
    Beijos
    Balaio de Babados
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiza kkkkk as vezes é preciso dar uns avisos, porque o mundo hoje tá encrenqueiro demais rs. Ele é ótimo, além de lindo. Bem pequeno, dá pra ler bem rapidinho! Minha mãe também achou estranho quando viu o livro, mas ela é mais aberta do que muitas, mostrei o "contrato" e ela se acabou de rir rs Beijo, vlw pela visita!

      Excluir
  2. Um livro q mal conheço mas ja considero pacas. Eh como eu me sinto agr q li a resenha. PRECISO desse livro.. Além da história ele eh mto lindo!! *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproveita São Paulo e procura, lá deve ser fácil de achar, livraria ou sebo! :D

      Excluir

Nos diga o que achou:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...