26/02/2014

Livro: Contos de Vampiros

Título: Contos de Vampiros - 14 Clássicos Escolhidos
Autor: Vários autores
Organização: Flávio Moreira da Costa
Editora: Pocket Ouro Agir Editora
Ano: 2009
Número de Páginas: 437

"'Há uma gota de sangue em cada poema', diz um título de Mário de Andrade. Aqui há muito mais do que uma gota de sangue em cada conto."
Admirados e temidos pela humanidade desde o inícios dos tempos, os vampiros sempre estiveram presentes na cultura popular, tornando-se mais famosos no últimos anos graças às séries Crepúsculo e Diários do Vampiro, infelizmente, e, no final do século XX, aos livros de Anne Rice. Seres sugadores de sangue que sobreviveram nas trevas noturnas da imaginação do homem até hoje, são a representação de um enigma da atração despertada pelo que à primeira vista é de medo e horror. 


Em Contos de Vampiros - 14 Clássicos Escolhidos, o escritor Flávio Moreira da Costa reuniu catorze contos que envolvem os sanguessugas, clássicos escolhidos de forma primordial que mostram desde o vampiro do leste europeu, ambientado nas guerras dos húngaros contra os turcos-otomanos (cenário no qual surge posteriormente o Conde Drácula) e até mesmo novas percepções do vampiro incluindo um conto latino-americano, trazendo à público até mesmo o primeiro conto oficial.

O livro traz contos de grandes nomes da literatura estrangeira, como Egar Allan Poe, Sheridan Le Fanu, John Polidori, Bram Stoker e Alexei Tostoi, dentre outros. Fiquei surpresa porque não sabia que Allan Poe, por exemplo, havia se aventurado por esse tema, o que é bastante interessante, já que o escritor é famoso por suas histórias que sempre envolviam o mistério e o macabro e é considerado um gênio da ficção policial. 

A maioria são contos que consagraram a criatura vampírica na literatura como um ser atormentado pelo seu mal, vivendo sua luxúria, sua sede por sangue e sua personalidade sombria. São enredos muito bem trabalhados no âmbito do terror e suspense, bem ao contrário dos melodramas das fadinhas adolescentes de Stephanie Meyer, que reinventaram de forma irreconhecível o vampiro, um ser tão fascinante. Temos um conto de Bram Stoker, "O Hóspede de Drácula", (já postamos aqui) que na realidade fora um capítulo pertencente ao  livro "Drácula" original, mas que ficou de fora da edição final. Temos a apaixonante e vibrante "Carmilla", de Sheridan Le Fanu, um dos meus contos favoritos (posteriormente, compartilharei este conto com vocês), que já rendeu filmes e personagens de jogos famosos.

Temos a apaixonada Clarimunda em "A Morta Apaixonada", de Théophile Gautier; o  impenetrável Klatka do pioneiro "O Estranho Misterioso", escrito por um anônimo alemão do século XIX; uma vizinha cheia de histórias horripilantes sobre si, como em "Luella Miller", de Mary Eleanor Wilkins-Freeman; a "Berenice" do Poe; a estranha senhora idosa de "A Boa Senhora Ducayne", de Mary Elizabeth Brandon; o "O Quarto na Torre", de Edward Frederic Benson, que de longe foi o que mais me deu medo e já vi opiniões iguais por aí (pense aí, você lendo histórias de terror antes de dormir, morando numa casa mais velha que sua avó, e que faz barulhos estranhos a noite?), um dos meus preferidos também e que será compartilhado aqui logo mais; entre outros contos fascinantes e de arrepiar os cabelos.

Por fim, as 437 páginas da Coleção passam voando devido ao prazer da leitura e o fascínio do tema. Recomendo para os amantes da literatura clássica e principalmente para os amantes do gênero vampírico, como eu. Boa leitura!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos diga o que achou:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...