11/07/2014

Livro: Insurgente (Divergente livro 02)

Livro: Insurgente (Divergente livro 02)
Autor: Veronica Roth
Editora: Rocco
Nº de páginas: 512
Ano de publicação: 2013
Minha avaliação: ♥♥♥♥♥

"Uma escolha pode te destruir."
Eu sempre fico fascinada com as chamadas dos livros. 85% das vezes são elas que me impulsionam a comprá-lo ou lê-lo e com a saga Divergente (clique AQUI para saber sobre o primeiro livro) não foi diferente. Uma frase de efeito para uma distopia que me fez, ou melhor, me faz pensar mais e mais a cada novo livro, sobre coragem, franqueza, amizade, conhecimento e abnegação, qualidades que são valorizadas, mas que isoladas e em excesso podem acabar se transformando em defeitos.
Eu falei no livro anterior, que o  achei um pouco parado, por assim dizer, e que o livro acabava na melhor parte. Bom, Insurgente começa com o mesmo ritmo do final de Divergente e este perdura por todo o livro. Mas eu devo dizer que eu estava enganada sobre o livro anterior,  ele não é "lento", é na verdade um aprendizado: Nós vamos crescendo com a Tris, enquanto ela aprende tudo que a Audácia tem para   ensiná-la, lições valiosas que vão ser a diferença entre a vida e a morte muitas vezes.
Agora as facções estão "falindo", a Audácia está fragmentada, a Abnegação está boa parte morta, e Tris está uma pilha de pesar e culpa. Ela atirou em Will e isso a atormenta. Sua dor pela perda dos pais, dos amigos, da vida como conhecia. Diante disso, ela ainda descobre  que seus pais morreram para proteger um segredo, um segredo que eles pretendiam revelar, mas a Erudição atacou para que isso não acontecesse. Ela quer saber a verdade, mas Marcus não está disposto a contá-la.
Eu gostei bastante deste livro, me apaixonei por ele na verdade. Ver a dinâmica da Amizade, sentir a culpa e a dor de perdas importantes, o peso das traições, o valor de um sacrifício e da vida. Foi um virada interessante dos fatos. Me apaixonei pelo Tris e o Quatro. E estou ansiosa pelo livro seguinte.Depois de tanta luta, tanta dor e escolhas erradas, será que haverá paz e felicidade? Eu torço para que sim, mesmo tendo o pressentimento que não.
Uma história fantástica que nos prende a cada página. Tris é uma personagem marcante que nos faz pensar sobre  a crueldade, sobre o significado da coragem, o valor de um sacrifício e sobre a arrogância daqueles que detêm o conhecimento. Definitivamente tornou-se um de meus  livros favoritos e recomendo essa leitura inteligente para todos.
Eu fiz uma pequena substituição na minha Maratona Literária: #EuSouDoideira, tirei Amante Liberto e no lugar coloquei Insurgente. Eu estava muito ansiosa para lê-lo e, bom, fiz essa pequena troca. A música que eu escolhi para este livro foi Live and Let Die, na tradução "Viva e deixe morrer". Apesar de ser uma música do Paul MacCartney, e eu amar o Paul, escolhi a versão do Guns N' Roses. Esse é meu quarto livro da maratona que está quase no fim, espero que estejam  apreciando tanto quanto eu!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos diga o que achou:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...