Título: A Dama de Ferro
Gênero: Drama, Biografia
Direção: Phyllida Lloyd
Elenco: Meryl Streep (Margaret Thatcher), Jim Broadbent (Denis Thatcher), Anthony Head (Geoffrey Howe), Richard E. Grant (Michael Heseltine), Iain Glen (Alfred Roberts), Olivia Colman (Carol Thatcher), Alexandra Hoach (Margaret Thatcher jovem), Harry Lloyd (Denis Thatcher jovem).
Ano de Lançamento: 2011
Duração: 104 minutos
Minha Avaliação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
Hoje é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Então, como uma homenagem a nós mulheres, escolhi um filme sobre a história de vida de uma mulher importante, forte, decidida e a quem todos chamam de A Dama de Ferro.
Margaret Thatcher foi a primeira-ministra do Reino Unido de 1979 a 1990. Recebeu o título de Baronesa Thatcher de Kesteven e teve um papel importantíssimo na política britânica. Thatcher estudou Ciências Químicas na Universidade de Oxford e foi eleita como parlamentar em 1959. Em 1970, foi nomeada secretária do Departamento de Educação e Habilidades e em 1975 foi eleita a líder do Partido Conservador, um dos principais partidos do Reino Unido. Em 1979 se tornou a primeira e única mulher a ser primeira-ministra britânica. Teve grande participação política na Guerra das Malvinas que trouxe vitória para o Reino Unido e a reeleição de Thatcher em 1983. Devido ao fato de Thatcher ter sobrevivido a uma tentativa de assassinato em 1984, de sua dura oposição aos sindicatos e de sua forte crítica à União Soviética, foi alcunhada de "Dama de Ferro". Em 1990 renunciou aos cargos de líder de partido e de primeira-ministra do Reino Unido. Por seu título vitalício de baronesa, Thatcher tinha uma assento na Câmara dos Lordes. Infelizmente, a dama de ferro faleceu em 2013.
A Dama de Ferro, como o título sugere, conta a trajetória política da ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, fazendo um registro sobre sua ascensão política em meio a um ambiente amplamente dominado por homens. Da infância simples até os dias atuais, em que Thatcher se encontra reclusa em sua casa após indicação médica, o filme nos conta a história de Thatcher do seu próprio ponto de vista, em primeira pessoa.O filme de 2011 começa com uma Margaret Thatcher já idosa, relembrando o seu passado, o trabalho duro, o preconceito (uma mulher em meio a uma sociedade bastante machista), a falta de dinheiro e também seus sonhos e aspirações.
O foco principal do filme é o cenário da Guerra das Malvinas, em 1982, quando a Inglaterra declara guerra a Argentina. Mostra o importante papel político de Thacher durante esse período, que levou à vitória da Inglaterra. Mas como se trata de uma biografia, a história de vida de Margaret Thatcher diz respeito ao preço que se paga pelo poder, e é um retrato surpreendente e íntimo de uma mulher extraordinária e complexa, uma mulher que quebrou as barreiras de gênero e classe para ser ouvida em um mundo dominado pelos homens.
Eu recomendo, é um filme maravilhoso. Meryl Streep, como sempre, esteve impecável tanto em sua caracterização quanto em sua atuação. Era de se esperar que recebesse sua 17ª indicação ao Oscar de Melhor Atriz por sua interpretação, que levou a sua terceira vitória ao prêmio. Por A Dama de Ferro, Meryl também ganhou seu segundo prêmio BAFTA e oitavo Globo de Ouro, ambos de Melhor Atriz. E no fim, acabei falando não só de uma, mas de duas mulheres igualmente fortes e importantes. Margaret Thatcher e Meryl Streep são dois exemplos de mulheres que lutam pelo que querem, trabalham duro e mostraram seu valor e importância para o mundo, seja de forma política ou artística. Bom filme!
Trailer:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Nos diga o que achou: