23/02/2018

Livro: Sherlock Holmes em: O Vampiro de Sussex e Outras Histórias

Título: Sherlock Holmes em: O Vampiro de Sussex e Outras Histórias 
Autor: Sir Arthur Conan Doyle
Editora: L&PM Pocket
Ano: 2005
Número de Páginas: 169
Minha Avaliação: ♥ ♥ ♥ ♥
Skoob: Adicione
Onde Comprar:

"Não vejo nada além do que o senhor vê. Apenas me condicionei a reparar em tudo o que vejo."

Com seu cachimbo, seu violino e sua capacidade de dedução apurada, Xeroque Rolmis Sherlock Holmes, acompanhado de seu fiel escudeiro Dr. Watson, recebe em seu apartamento no número 221B da Baker Street, os mais inusitados e misteriosos casos que só o seu raciocínio lógico poderá desvendar. Neste volume da L&PM Pocket, acompanhamos o detetive mais famoso de Londres, quiçá do mundo, em seis aventuras: Um Cliente Ilustre, O Soldado Lívido, A Pedra Mazarino, As Três Empenas, O Vampiro de Sussex e Os Três Garridebs.

A primeira aventura que li de Sherlock Holmes foi o livro O Cão de Baskerville. Eu já perdi as contas de quantas vezes reli a história do cão fantasmagórico que ameaçava a vida de todos os herdeiros da mansão Baskerville e, como em todos os outros casos, não era aquilo que parecia a princípio. Assim também é neste livro. O mais legal é que na maioria deles você nem sequer imagina que seria aquilo que Sherlock anuncia no final. Dos seis contos presentes na obra, falarei de quatro que mais me ganharam:

Em Um Cliente Ilustre, Holmes é acionado por um cliente secreto, para fazer com que a filha de um importante general desista de se casar com um homem perigoso, que já fora acusado de ser o causador da morte de sua primeira esposa. Não tem quem faça a moça, que fora completamente ludibriada pelo terrível Barão de Gruner, desistir da ideia de se casar com ele. Holmes então resolve se encontrar cara a cara com o barão para, como ele mesmo diz, olhar nos olhos dele e assim poder encontrar algo que o incrimine e faça a filha do general cair em si.

O Soldado Lívido é narrado pelo próprio Holmes, e conta a história de um ex-combatente de guerra o qual, preocupado com um amigo seu do mesmo esquadrão, que depois da guerra voltou para casa e nunca mais deu notícias, pede ajuda ao detetive para descobrir que fim seu amigo teve, já que ele não responde suas cartas. Ao visitar a família do amigo, o soldado é recebido pelo pai do rapaz, o coronel Emsworth, com grande insatisfação. Este lhe diz apenas que o filho havia feito uma viagem para longe, para descansar, sem maiores informações. Para completar o mistério, ao passar a noite na casa da família do coronel, o soldado vê o que parece ser o fantasma de seu colega. Mais uma vez, Holmes comprova que nem tudo é o que parece, e de forma surpreendente. O detetive praticamente já havia deduzido do que se tratava só a partir da narrativa do soldado, antes mesmo de ir ter com a família do coronel. Esse personagem é mesmo um fenômeno!

Em A Pedra Mazarino, Holmes é contratado pela Coroa Inglesa para encontrar uma pedra preciosa que fora roubada da realeza. Aqui Holmes nos mostra sua capacidade excêntrica de investigação. Capaz de travestir-se para encontrar o ladrão, e principalmente, a pedra!

Por último, mas não menos importante, o conto que dá título ao livro. O Vampiro de Sussex conta a história de um homem viúvo que casa-se novamente com uma mulher latina. A nova esposa não se dá muito bem com o filho de seu primeiro casamento, chegando a maltratar o menino. Mas até ai, o ex-viúvo não se preocupa muito, pois acredita ser mais uma situação comum entre madrastas e enteados. Só que, um belo dia, o homem vê a esposa sugando o sangue do filho bebê do casal e começa a acreditar que a sua esposa era uma vampira. Ele então contata Holmes para que o ajude a desvendar esse mistério. Mais uma vez a mente brilhante do detetive é capaz de descobrir a verdade por trás dessa história tão macabra, e que estava onde menos se esperava. 

Não tem como enrolar com a leitura das histórias que envolvem Sherlock Holmes. Sir Arthur Conan Doyle escreve de uma maneira tão envolvente, que você devora as páginas, louco para saber o que o detetive mais popular do mundo vai nos revelar sobre as mais estranhas situações. Óbvio que recomendo, boa leitura!


3 comentários:

  1. O que eu mais gosto em livros nesse estilo é que embora sejam contos, todos são muito envolventes e inteligentes. E, ultimamente tenho estado bem viciada em leituras do tipo, mas infelizmente nunca li nada do autor.
    Enfim, acredito que seja uma ótima oportunidade para aderir à sua dica e ler esse livro que promete ser magnífico pra mim ^^

    xoxo
    www.foradocontexto.com.br

    ResponderExcluir
  2. É Mariana,não tem como não gostar de cada novo caso a ser desvendado pelo inteligentíssimo Sherlock Holmes.

    Eu li algumas histórias do detetive,e assim como você,fico impressionada com cada final surpreendente.
    Eu já estou ansiosa para ler cada conto que nos mostrou. :)

    ResponderExcluir
  3. Sherlock Holmes é simplesmente maravilhoso e é impossível que uma pessoa não se Encante com os livros dele mas eu ainda não pude ler esse caso dele espero ler em breve e tem certeza que eu não vou me decepcionar com essa leitura

    ResponderExcluir

Nos diga o que achou:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...